segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

“Retorno a Howards End” (Howards End), de James Ivory

Decepção.

Procurava esse filme há muito tempo. “Vestígios do Dia”, do mesmo diretor, e com o Anthony Hopkins e a Emma Thompson, é um filme maravilhoso. Lembro de ter gravado em uma fita VHS e eu assistia direto, quando era adolescente. Sempre achei muito lindo, as interpretações foda demais, os lugares lindos, a contenção dos sentimentos, o nó na garganta. E um dia descobri que esse Howards End era o filme anterior do diretor, com a mesma dupla de atores. Desde então, era louca pra ver. Mas nunca achei. Rodei as locadoras e nada, nem na PHD tinha. Então ontem, passeando no shopping, achei nas Americanas por R$12,99. Pôrra, preciso comprar, não acho esse filme em lugar nenhum! Em casa, de noite, sentei pra ver. E decepção.

Não que não seja bom, mas é que eu esperava tanto dele... Tanto... Odiei o personagem do Anthony Hopkins, achei a Helena Bonhan Carter mais bizarra do que nunca, a Emma Thompson estranha. Nem tem uma história forte. Um filme bonitinho, só. Agora ta lá, na minha estante, o filme que eu tanto procurei. Meio artificial, não sei explicar. A história que me pegou foi a do Sr. Bast, o pobre casado com a ex-puta, que olha as estrelas e lê durante o expediente, que sai pra caminhar pela noite como o personagem do livro que lê. Dá vontade de colocar no colo. Mas foi essa subtrama que me pegou, não a principal. Já tá valendo. No mais, decepção.

Nenhum comentário: