segunda-feira, 26 de maio de 2008

Família grande

Ontem eu encontrei o meu mais querido ex-aluno no shopping. Ele tem 7 anos.

Não adianta: por menos ético q seja, eu tenho q admitir q tinha meus preferidos. Não q eu fizesse diferença, nada disso. Mas todo professor tem seus xodós. E o meu xodó era o Angelo (sem
acento mesmo, ele ficava bravo se a gente escrevia o nome dele com acento).

Não vou falar dele aqui e de como ele é uma criança maravilhosa. Vou falar só da alegria q eu senti ontem qdo o encontrei no shopping. Ele, sua mãe, seu pai e seus três irmãos. Sim, são
quatro meninos.

O q me fez pensar em famílias grandes. Eu acho lindo família grande. Desde q se tenha condições financeiras, acho lindo. A coisa mais bonitinha ver ontem os 4 irmãos juntos, no shopping, cada um com a sua idade, cada um na sua fase, crescendo juntos. Eu só tenho uma irmã, muito mais nova do q eu.

Qdo eu era pequena, a família do meu pai se reunia nas festas de fim-de-ano, e era um bando de gente. Eu adorava: tinha a minha vó querida, meus tios e tias, primos eu ainda não tinha, sou a mais velha. Mas era muito legal. Depois de um certo tempo, minha mãe não quis mais ir. E eu sempre achei muito chato, pq as festas de Natal passaram a ser eu, minha mãe, meu pai e minha irmã. Acho chato, acho q festa de fim-de-ano tem q ser com todo mundo, aquele povaréu, parentada, bate-papo e risadas. Acho fim-de-ano tão triste, tão tudo igual, tão sempre a mesma coisa, q me parece q estar rodeado de gente ajuda a não cair em depressão. Em casa, só com a minha família, choro.

Eu acho q gostaria de ter uma família grande. Na última escola em q dei aula, havia famílias com 8, 10, 12 filhos. Não precisa exagerar, óbvio, até porque eram famílias de grana. Mas todas essas crianças q foram meus alunos, q vinham de famílias com muitos irmãos, eram crianças maravilhosas, q sabiam dividir, q sabiam a hora de ouvir, de respeitar, de obedecer. Cresceram
sabendo q não eram os únicos no mundo, não eram filhinhos e filhinhas mimados, q nem tudo podia ser do jeito q eles queriam e na hora em q eles queriam. Acho q foram meus melhores alunos, e acho q serão adultos fantásticos.

Não quero ter 8 filhos. Nem sei se vou ter filhos. Mas acho bonito família grande. Acho importante pra constituição das crianças, pro seu crescimento. Acho bonito formar uma família grande e feliz. Desculpem, eu sou piegas mesmo. Eu não achava, até ter contato com essas crianças. Eu adoro crianças.

Engraçado q isso assusta as pessoas, né? "Olha, aquela louca lá não quer ficar solteira e aproveitar a vida, diz q quer ter uma família grande! Q medo!". Aproveitar a vida? Tenho vontade de dar um soco na boca toda vez q alguém me diz isso... aproveitar o q, inferno? Eu aproveito minha vida, mas não pretendo ficar sozinha o resto dela "aproveitando-a". Daí vem aqueles comentários... "pense nas coisas q vc pode fazer sendo solteira!". O quê? Me diz: o quê?
Sair pra balada e pegar um cara por dia? Obrigada, tô de boa. Ir pra bar e pegar desconhecidos? Obrigada, tô de boa. Poder dar pra quem eu quiser, tem ter compromisso com ninguém? Obrigada, tô muito de boa. Viajar o mundo? Acho muito mais legal viajar o mundo com alguém pra dividir a experiência; e outra, eu posso ter alguém e viajar o mundo. Estudar? Tb posso (e quero) estudar (sempre mais) sem ser solteira. Na real, acho até mais legal poder dividir essa experiência também com alguém.

Pensando bem, todas as coisas q eu gosto de fazer não são coisas pra se fazer sozinho. Quer dizer, até dá pra fazer sozinho, mas dividir é mais legal. Ver filmes, comer, viajar pra lugares sossegados, ler, conversar, discutir assuntos variados, dançar às vezes, bater papo entre amigos...

Eu acho mesmo q o objetivo do ser humano é encontrar alguém legal, q tenha a ver com as coisas q vc goste. Q cada um tenha a sua vida, claro, mas q possam juntar as vidas qdo quiserem. Acho triste qdo vejo pessoas mais velhas sozinhas. Sem filhos, sem companheiros. Amigos são muito importantes. Mas chega uma hora em q vc quer mais do q um amigo. Eu quero. E se isso pode assustar as pessoas, desculpem, então essas pessoas não são pra mim, realmente.

Óbvio q eu não sou louca de arrumar qualquer malaco por aí, casar e sair tendo uma penca de filhos. Já estou com 27 anos e nunca fiz isso. Seria o mais fácil. Mas acredito q a nossa história está traçada, escrita em algum lugar. E lá deve estar a minha tb. Se for pra eu ficar sozinha, como essas pessoas velhas q eu vejo por aí, tudo bem. Mas, se assim for, eu sei q vou morrer procurando.

Nenhum comentário: