sexta-feira, 23 de maio de 2008

Arrumando o quarto (ou Dentro e fora)

Ontem eu arrumei o meu quarto. Eu me mudei há UM MÊS e minhas coisas ainda estavam em caixas. Roupas espalhadas, CDs dentro de malas, livros misturados com cacarecos. Uma zona. Minha mãe me enchendo: "não vai arrumar??". Eu passava em casa só pra tomar banho e sair de novo, ou pra dormir. Às vezes eu até tinha um tempo, mas me dava uma preguiça tão grande... deixa pra outro dia. Daí eu ia dormir mais cedo, ou saía de casa. Fugas.

Ontem peguei pra arrumar. "Deixa eu ficar logo livre dessa merda". Comecei às 10h30. Acabei por volta das 15h00.

Sabe aquela história de q o exterior reflete seu interior? De q seu quarto, seu carro, sua bolsa e sua mesa de trabalho mostram como vc está por dentro, seus sentimentos, seus pensamentos? Pois é... Acho q tem tudo a ver, mesmo. Eu tava fugindo como louca da arrumação, inventando mil desculpas, achando q ia ser um trabalho enorme. Tava com medo de ter q enfrentar, de não poder dar mais desculpas, tava com preguiça de parar pra FAZER algo em vez de ficar só fugindo.

Ontem eu parei. E descobri coisas muito legais. Se isso for o reflexo do interior, eu tô bem. Olha só:

Descobri q meu quarto é grande, eu não sabia. Eu tinha idéia, mas ele é maior do q eu pensava. Descobri q ali dentro tinha muita coisa. Algumas coisas inúteis. Muito lixo. Mas tb tinha muitas coisas legais. Coisas q me mostraram quem eu sou. Eu tinha me esquecido de algumas facetas minhas, coisas q estavam encaixotadas. Descobri tb q me faltam algumas coisas, e q eu posso providenciá-las. Sem desespero. Mas posso. Aos poucos.

Descobri q uma tarefa dessas é difícil de começar. E tb é difícil de terminar. Não é coisa pra um dia só. E não dá pra se fazer com pressa. Com hora marcada pra acabar. Respira fundo e vai! Ainda tem algumas pilhas de coisas pra arrumar. Pilhas de CDs, pilhas de livros, pilhas de papéis. Vai levar um tempinho, mas agora pelo menos eu tenho consciência do q preciso trabalhar. E tá tudo arrumadinho. Papéis estão com papéis, e CDs com CDs, e livros com livros, e não mais tudo junto e bagunçado. Aquele lance de q a consciência é o primeiro passo pra mudança. Os CDs estão lá. Eu quero arrumá-los melhor, organizar encartes, arrumar por tipo de som etc. Mas já sei q estão lá, e sei o q preciso fazer. A mesma coisa com os papéis. Vai ter lixo lá tb. Mas tb não adianta o desespero de querer arrumar tudo num dia só, pq a gente pode jogar fora coisas importantes. Tem q ser com calma. Passo a passo.

Qdo entrei no meu quarto de noite, pra dormir, tive uma sensação maravilhosa de leveza. De organização. Espaço. Pra pensar. Pra fazer, também. Posso dançar no meu quarto agora. Posso deitar no chão. Posso fazer o q eu quiser.

Não sei bem se é só o exterior q reflete o interior... vejo tb o oposto. Eu só arrumei meu quarto ontem pq estava em paz. Pq estava bem. Pq tinha me livrado de um monte de sentimentos ruins, pq estava calma (coisa rara). Pq estava feliz.

E, no fundo, uma coisa ajuda a outra. Agora meu quarto me traz paz. Me traz tb a consciência de q ainda há muito pra fazer, interna e externamente. Mas ontem eu já comecei.

Nenhum comentário: