segunda-feira, 2 de junho de 2008

O Chapa!

Sexta-feira eu finalmente vi resolvido um grande mistério que me inquieta há tempos: eu descobri o q é o Chapa.

Sim, o Chapa.

Sabe qdo a gente tá andando na estrada e tem umas placas escritas "CHAPA"? Pois é, eu sempre me perguntei do q se trataria esse treco. Nunca vi nada acompanhando essa placa... pensava q era alguma coisa relacionada a mecânica, mas nunca vi nenhuma casinha nem barracão onde pudesse ser realizado qualquer procedimento relacionado a qualquer tipo de chapa... Enfim, a pergunta persistiu por muito tempo: o que é chapa?

Sexta-feira, indo de Campinas pra São Paulo, minha dúvida chegou ao final, graças aos esclarecimentos de um querido amigo, violonista e guitarrista e bandolinista e figura. Ao chegar em Sampa, o nosso bus passou por uma dessas placas, e eu comentei com ele que sempre quis saber sobre esse grande mistério das estradas. Acontece q meu amigo sabia o q era o
Chapa. Segundo ele, Chapa é um cara q ajuda os caminhoneiros a descarregar o caminhão. Ele fica ali na estrada com a plaquinha; passa um motorista com o caminhão carregado; o Chapa entra, vai com o motorista até o lugar de desembarque da carga e ajuda a descarregar. Parece q ganha pouco. Mas, segundo o Diego (esse é o nome do meu amigo), o Chapa vai pra qualquer lugar do Brasil, dependendo de pra onde o caminhoneiro estiver indo.

Fiquei impressionada. Boquiaberta mesmo. Não conseguia pensar em outra coisa. A cada 5 minutos, virava e fazia uma pergunta pro Diego: "Mas o Chapa...". Até q começou a ficar engraçado, pq ele não entendia minha obsessão com o assunto. Nem eu. Sei lá, mas não dava pra pensar em outra coisa q não fosse o Chapa. Ficávamos uns minutos em silêncio, eu olhando pela janela, e de repente uma pergunta me assombrava, então eu falava. E a gente morria de rir.
Fiquei me perguntando como será q o caminhoneiro sabe q vai ter Chapa naquela estrada, naquele dia, naquela hora em q ele precisa. Fiquei questionando: se o caminhoneiro não sabe se vai ter Chapa ou não, ele não vai arriscar, vai sair do seu local de origem já com alguém pra ajudar... mas daí o Chapa fica sem trabalhar? E fica sem dinheiro? Se todos os caminhoneiros já
levarem um cara pra ajudar, como é q fica o Chapa? Por outro lado, imagina q o caminhoneiro sai contando q vai ter um Chapa, e não tem... daí ele nunca mais vai confiar no Chapa, na raça dos
Chapas, e sempre vai levar alguém, e o Chapa, qdo estiver lá, vai ficar sem trampo. Questões importantíssimas como essa consumiam minha mente.

Sábado à noite eu voltei a falar do Chapa. Estávamos nós, A Cúpula, reunida no Friday's, jantando maravilhas. E eu quis compartilhar minha descoberta sobre o mundo do Chapa. Um
amigo já sabia, os outros acharam normal. Ninguém entendeu meus questionamentos, ninguém achou importância nas minhas perguntas sobre o emprego do Chapa. Até q eu comecei a
perguntar como seria a vida do Chapa de um lugar a outro do Brasil, se ele não tem família, se ele não tem casa, se ele pega qualquer caminhoneiro e vai pra qualquer lugar do Brasil, como o
Diego me dissera, como é q é a vida do Chapa. Daí, pronto: as pessoas começaram a se exaltar, mandando eu parar de pensar nessa pôrra, pq não tinha nada demais, pq é q eu não conseguia parar de falar disso. Meu amigo (dA Cúpula) me disse q o Chapa fica na entrada da cidade, e q uma das funções dele é levar o caminhoneiro ao seu destino, pq muitas vezes o caminhoneiro não conhece a cidade. E ele tb ajuda a descarregar o caminhão. Então não tem nada daquele troço do Chapa viajar o país. Mas eu não tinha entendido ainda.

E daí aconteceu o mais legal: meu outro amigo arregalou os olhos e disse "O Chapa fica na entrada da cidade!! O Chapa mora na cidade!! Ele tem casa, tem família, ele fica na entrada da cidade!!!". E eu dizia "Mas o Diego falou q ele viaja o Brasil e..." "O Diego mentiu pra vc!! O Chapa fica na entrada da cidade!!!". E então, não sei exatamente pq, me deu um ataque de riso... um super ataque de riso. Eu rolava no sofazinho do Friday's pra dar risada. Pq eu achei engraçada aquela comotion toda só por causa do Chapa, achei engraçado ver os três tentando me explicar sobre a vida do Chapa, dizendo q ele morava na cidade e ficava na entrada da cidade... Achei engraçado os três super sérios me explicando sobre o Chapa, mas isso não é tudo, eu me senti invadida por uma grande alegria, uma coisa maior q eu, eu comecei a rir e não conseguia mais parar, e duas das pessoas não entendiam, e uma começou a rir tb, e eu ria mais ainda, e pensava no Chapa.

Eu sei q sou uma pessoa estranha. Tive um ataque de riso por causa do Chapa. Não exatamente por causa do Chapa. Chapa, Chapa, Chapa.

Nunca vou esquecer essa história...

Não teve graça pra ninguém, só pra mim. Acho q na outra encarnação eu fui Chapa.

Nenhum comentário: