quarta-feira, 22 de julho de 2009

O Leitor e a gripe

Uma gripe do caralho. Garganta, um lado do nariz e um ouvido, tudo entupido. Merda. Merda. A percepção do mundo da gente muda... sei lá, cheguei no trabalho e vejo tudo estranho... ouço tudo estranho.

Ontem, a gripe no começo. Chegar em casa depois do trabalho. Terça-feira. Eu só queria me enfiar debaixo das cobertas. No meio delas. Um cobertor embaixo, outro em cima. Comer um lanchinho e bora pras cobertas. E daí, minha gente, eu vi um filme foda. Foda, foda, foda. Que eu deveria ter visto há muito tempo, já, mas só vi ontem. “O leitor”. Se você ainda não viu, aqui vão dois avisos:

1) Não leia o resto, porque pode ter spoilers.
2) Assista hoje mesmo. Agora. Pare tudo o que está fazendo e vá ver.

Puta que pariu, que filme foda. Por que eu não vi antes? Por que enrolei tanto pra ver?

Algumas considerações...

A Kate Winslet é uma puta atriz. Eu já sabia isso desde o “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, mas realmente ela se supera. Me arrebentei de chorar na cena em que ela, velhota, aprende a ler sozinha na prisão. Puta que pariu!

As cenas em que ele lê pra ela na cama são maravilhosas. A expressão dela ouvindo, a intimidade dos dois, os clássicos... Coisa mais linda.

Achei que a relação dos dois seria uma coisa estranha, disgusting. Mas não é. É lindo. Porque ela não parece tão mais velha, porque ele não parece tão menino com ela, porque você vê na expressão dela o desejo, o medo, a vontade, a censura, o amor. Lindo.

Ela está magérrima no filme, até um pouco demais. Mas eu achei o máximo o seio de verdade. Sem silicone. Que balança como de uma mulher normal, de verdade. E olha que nem são bonitos, acho escuros demais pra ela, tão branquinha. Mas têm vida, sem vergonha, sem disfarces. Lindo.

Fiquei aqui pensando... a mulher destruiu a vida do cara, com alguns meses de convivência. Será que isso é possível? Será que tem pessoas que têm esse poder? A resposta assustadora é: sim.

Chorei como uma menininha vendo Dumbo.

As sutilezas em alguns diálogos compensam as coisas que o diretor entrega de bandeja antes da hora. Nada que estrague o filme, não.

Antes de ver “O leitor”, eu vi “Quem quer ser um milionário”. Muito bom também. Mas “O leitor” mexeu comigo. Junte isso a uma gripe do cão e o resultado é uma péssima noite de sono.

Mas não tem nada, não. Bola pra frente, que atrás vem gente (vem?). Minhas semi-férias estão no final e, droga, eu fiz tão pouca coisa...

4 comentários:

Srta.T disse...

Esse filme tá na fila "a assistir" lá em casa, e eu fiz a cagada de passar o "A Troca" (título imbecil) na frente.... que se salvou pela trilha sonora, só. Filme tão sem-graça, Clint me decepcionou. Desse final de semana não passa: vou assistir "O Leitor".


"Brilho Eterno" é o filme da minha vida, não me canso dele nunca. E se a gripe te permitir ir à locadora (e, óbvio, se já não tiver visto), pegue "Hora de Voltar" (o título original é "Garden State"). É tão, tão bacana...

Beijos, melhoras!

Menininha bossa-nova disse...

Pois é, eu tb vi A Troca antes... e também não curti...

Nem vamos falar de Brilho Eterno...

Realmente, vc me assusta, hehehe.

Srta.T disse...

Eu te assusto? Ou são as coincidências que te assustam? Porque elas me assustam tb. Mas vc, não. =)

Menininha bossa-nova disse...

É, Srta. T, são as coincidências... Me expressei mal. Você também não me assusta (mais).