segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Primeiro dia - professora de novo

Meu deus, quanto papel!! Eu digo que gosto de papel, eu gosto mesmo. Hoje fui acumulando papéis. De tantos alunos novos (e olha que eu não conheci nem metade hoje!), de cada carinha nova. Quem são esses adolescentes, meu deus? Quem é cada um deles, qual a história de cada um, quais suas vontades, seus sonhos, suas frustrações, seus medos, suas vontades? Eu quero descobrir. Do que gostam, o que esperam. O que pensam, o que sentem.

Abri meu armário (já tenho um armário com meu nome) e lá tinha... mais papel! Pastas e pastas, envelopes e envelopes, trabalhos, provas, carômetros. Quero organizar tudo, colocar tudo em ordem, em dia. Vai dar um trabalho do cão. Mas eu gosto.

A maioria dos meus alunos é composta por meninos. Eu sempre me dei bem com os meninos, todo mundo sabe que prefiro eles às meninas, todas iguais. Agora tenho um bando de adolescentes meninos pra lidar. Pra conhecer. Pra trabalhar. Confesso que estou adorando.

Eles olham tudo. Observam e comentam tudo. Minha bota, minha tatuagem, perguntam se eu gosto de rock, de mpb, de Tom Jobim (quase morri!). Querem adivinhar minha idade, saber se sou casada, onde estudei. Acho que não sou a única curiosa do pedaço.

Fico olhando cada um e tentando entrar pelos seus olhos, saber quem são. Fazer com que gostem do que eu tenho pra ensinar. Relembrar como eu me sentia quando tinha 16, 17, 18 anos. Nem faz tanto tempo assim, vai...

É muita gente. É muita coisa. E eu adoro.

Nenhum comentário: