sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Bonito, profundo e sério (a segunda parte)

Sexta-feira é um dia longo.

Sexta-feira é um dia looooooooooooongo.

5 aulas de manhã, almoço, Papirus de tarde, ensaio de noite. Mas, como eu já disse por aqui, gosto de tudo. Gosto tanto de tudo que o dia nem fica mais longo. Fica um dia cheio. Mas cheio de coisa boa, então tá bom.

Eu geralmente acordo me preocupando com a minha noite. Isso não só de sexta-feira, mas todos os dias. Acordo e penso: o que vou fazer depois das 6? Porque, por mais cansada que eu esteja, 6 da tarde um bichinho me pica e eu acordo. Fico insuportável.

Mas hoje eu acordei tão de boa. Com um pouquinho de sono a mais, mas já passou. 4 da tarde e já passou. Tô no meio do meu dia, e ainda tenho tanta coisa boa. O ensaio é sempre legal. Tem sido. E eu não tô mesmo me preocupando com a minha noite, pela primeira vez em muito tempo. Como é bom deixar os pesos no chão. Pra que carregar tanta coisa, meu deus!? Pra que tanto problema, tanta preocupação, tanto "será que... ?". Pra nada. Pra estressar.

Quando eu durmo pouco eu fico assim meio lenta. Mas eu gosto. Tô tranqüila. Sexta-feira, 29 de agosto de 2008. Um dia bonito. Um dia sem fardos. Sem preocupações, sem pesos, sem cargas, sem expectativas, logo sem frustrações.

Tenho as costas livres. Tenho a mim e ao meu cansaço, e à minha animação. Tenho as costas e as mãos e o peito livre, e um caminho pela frente. Pé na estrada. Respira fundo e vambora.



* "Discutindo tudo isso, eles deixaram o parque. Caminhavam lado a lado, Clémence saltitava, colhia flores, perseguia os pássaros para tocá-los. Ela tinha, mais ou menos, a idade de Antoine; por momentos ficava muitíssimo séria e, no instante seguinte, desenvolta e leve, a sua personalidade não cessava de virevoltear. Com ar cândido, ela exclamou abrindo os braços:
- Por que a gente não teria o direito de criticar, de achar certas pessoas babacas e fracas, sob pretexto de que teríamos um clima pesado e ciumento? Todo o mundo se comporta como se fôssemos todos iguais, como se fôssemos todos ricos, educados, poderosos, brancos, jovens, belos, machos, felizes, como se todos estivéssemos com boa saúde, como se todos tivéssemos um carrão... Mas isso, obviamente, não é verdade. Por isso, tenho o direito de gritar, de estar de mau humor, de não sorrir idiotamente todo o tempo, de dar a minha opinião quando vejo coisas não-normais e injustas, e até de insultar as pessoas. Tenho o direito de protestar.
- Estou de acordo, mas... isso é fatigante. Podemos fazer isso de um jeito melhor, não?
- Você tem razão - concedeu Clémence. - É idiota gastarmos toda a nossa energia com coisas com as quais não vale a pena gastá-la. Mais vale guardarmos as nossas forças para nos divertir.
- E para passear na margem do rio.
- Passear na margem do rio... Isso é de uma canção, não?
Clémence cantarolou uma vaga canção. Eles caminhavam na calçada entre a multidão de trabalhadores e desempregados, estudantes, velhos e crianças. As lojas, as padarias, os bancos continuavam cheios desses glóbulos variegados que são os seres humanos no aparelho circulatório da cidade. Um carro passou diante deles buzinando e parou dez metros adiante, num sinal vermelho. Clémence tomou Antoine pelo braço.
- Feche os olhos - pediu-lhe ela. - Eu tenho uma surpresa para você.
Antoine fechou os olhos. Um vento leve e quente eriçou os cabelos dos dois jovens. Clémence conduziu Antoine puxando-o pelo braço; ela o levou para o meio da rua. A uns cem metros, vinha um veículo negro.
- Bem, você já pode abrir os olhos.
- Clémence, está vindo aí um automóvel negro - constatou tranqüilamente Antoine.
-Você prometeu que teria toda a confiança em mim.
- Não, de maneira nenhuma, eu nunca disse isso.
- Ah, sim, eu esqueci de lhe pedir que tivesse toda a confiança em mim. Tenha confiança em mim, certo?
- Clémence, o automóvel...
- Jure que você vai ter toda a confiança em mim e pare de gemer, seu medroso. Você não deve mexer-se, isso é muito importante. Jure.
- Está bem, eu juro. Eu não vou mexer-me, eu não... vou mexer-me...
O carro estava já a não mais de trinta metros, a sua buzina urrava para que os dois jovens saíssem do meio da rua. Antoine e Clémence não se mexiam, os passantes olhavam para eles. No penúltimo instante, Clémence puxou Antoine pelo braço e eles caíram na calçada. O carro negro passou resmungando ferozmente e arreganhando-lhes os dentes.
- Eu salvei a sua vida - disse Clémence. - Eu sou a sua heroína! - Ela se levantou e ajudou Antoine a se pôr de pé. - Isso quer dizer que nós estamos ligados pela vida. Doravante nós somos responsáveis um pelo outro. Como os chineses.
- Eu acho que já tive suficientes emoções por hoje.
- Você tem algum número de emoções que não pode ultrapassar?
- Sim, tenho, é isso, senão corro o risco de morrer de overdose. E não me diga que as overdoses de emoções são geniais, porque não estou acostumado a elas."

(Eu teria muitas coisas pra comentar sobre esse trecho do Martin Page - de um livro que já falei aqui. Mas isso é tão sério e profundo e bonito pra mim, que eu nem sei por onde começar. Eu não tenho um limite de emoções que posso ultrapassar, eu nunca tive, e eu não quero ter, e eu acho um absurdo que a pessoas tenham. Mas cada um é cada um. E isso também é lindo. Esse trecho é uma das coisas mais (de novo) bonitas e profundas e sérias que eu já encontrei em toda a minha vida. E o trecho posterior a esse também. Desejos de menina de verdade, de menina única, nem Pinochio nem David. A Fada Azul que sabe. E chega, que tô enlouquecendo e meu dia hoje é longo e cheio. Ainda bem.)

Nenhum comentário: